quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Marcas portuguesas, sim ou não?

Boa noite, gostaria de saber a sua opinião acerca de algumas marcas Portuguesas como Salsa, Sacoor Brothers, Quebramar, Lion of porches, Throttleman. Via com bons olhos o surgimento de um estilo casual português com a inclusão de algumas marcas portuguesas? Obrigado.

 

Essas marcas têm um grande ponto positivo: estão disponíveis em qualquer centro comercial e vou começar por ai. A meu ver quanto mais difícil for o acesso às marcas, mais elitista se torna a cena e para mim trata-se disso mesmo de uma elite, que se veste bem, a que se chamam Casuals. Logo, com pontos de venda em todas as partes do país se essas marcas tivessem saída no panorama Casual, penso que toda a gente andava vestida da mesma forma.

 

A Salsa tem uma coleção virada para um público jovem de classe média-alta. São poucos os artigos que se podem enquadrar no mundo Casual clássico, mas para alguém que goste de dar um toque italiano à sua maneira de vestir a Salsa é uma boa opção. A coleção 1st Level é disso um bom exemplo, mas nada de extravagâncias. 

 

A Sacoor é algo que dá que pensar. Acho que se fosse uma marca estrangeira tinha mais saída, mas pensando em brands como Ralph Lauren ou Hackett que são do mesmo target, estas estão ligadas ao desporto e considero que esse seja o grande diferenciador para a Sacoor. A sua ligação ao desporto trata-se apenas de patrocínio. Não conheço muito bem a Sacoor por isso não tenho uma opinião tão estruturada da marca do ratinho que passou a galgo. Mas não a vejo num ambiente futeboleiro.

 

A Quebramar ao contrário da Sacoor foi concebida por um desportista, mas está conotada aos betos e esse rótulo é um entrave para entrar no mundo da bola. Em Portugal marcas como Ralph Lauren, Lacoste são também associadas a um estrato social, mas no estrangeiro são marcas desportivas com classe. Não duvido que a Quebramar tenha bons artigos para se levar à bola, mas…

 


Lion of Porches sem dúvida uma marca que pode perfeitamente fazer parte da elite. Bons polos, bons casacos num estilo claramente britânico. Boa escolha e pouco vista. Esta é uma aposta muito acertada e segura para fugir a um padrão marcado pela Fred Perry. Não tenho dúvida que se a LoP fosse criada em Londres já estaria catalogada como uma marca ícone do panorama Casual.

 

Throttleman tem boxers e pijamas engraçados. Ponto.

 

Não obstante de eu gostar destas marcas ou não, acho que se pode perfeitamente vestir de forma Casual com marcas portuguesas, há que saber escolher os artigos e conjugá-los ainda melhor, se bem que para a coisa resultar melhor, o outfit tem sempre de ter algo tradicional.

 

Espero ter respondido de uma forma ou de outra à questão colocada. Obrigado pela participação no blog e venham dai mais questões 

 

Keep it Casual

 

4 comentários :

  1. Boxers e pijamas... e as meias?
    Edu

    ResponderEliminar
  2. Acho que isto é uma falsa questão. Claro que a malta segue de perto as tendencias britânicas, é inegável. Foi lá que a 'cultura' nasceu e são, por isso mesmo, trend-setters.
    Mas cada pais e localidade tem a sua propria realidade. No Estado espanhol, por exemplo, usam muito a Pedro del Hierro..
    Pessoalmente gosto de usar alguns peças da Mike Davis, Quebra-Mar..
    Na tuga podemos considerar uma marca como a Quebra-Mar como bem viável no que concerne 'a relação qualidade/preço.
    Claro que é vista, primeiramente e primáriamente, como marca de betos.. Mas assim o é com quase todas as marcas estrangeiras amplamente usadas pelo que se pode chamar de turma 'casual" (seja F.Perry, Henri Lloyd, L&S, SI, Lacoste, etc..). Considero-a como uma espécie de Henri Lloyd tuga, pois é uma marca de artigos vocacionados para o Mar e cenas náuticas, com um toque estético mais refinado mas com considerável resistencia e qualidade (ideal para os "terraces"..), e bem mais barata!

    Isto é também uma Cultura de Rua, originária da Classe Trabalhadora, por isso não é estanque e está em constante mutação, inclusive no que diz respeito ao estilo..
    Por isso, tal como disse antes, cada localidade tem a sua própria realidade e preceitos, apesar de fazer parte de uma cultura mais vasta..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo porque não usar uma marca portuguesa na cena casual!!!
      O meu grupo além da Barbour e Stone Island tb se usa polos Mr. Blue

      Eliminar