sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Contrastes




Um outfit sóbrio pode ter um pormenor, seja ele qual for, mais chamativo. Hoje em dia não sou muito adepto do pandan, porque assim o pormenor sobressai mais. Mas existem coisas proibidas, mas já lá vamos.

Cores fortes como o vermelho, o amarelo, o laranja ou o rosa não são fáceis de conjugar e por isso a hipótese mais fácil é vestir de forma monocolor e ter o acessório numa dessas cores. Resulta sempre. 

Em casos de conjugar peças pela cor, esse exercício terá de ser feito exatamente nos mesmos tons: se a camisola é amarela, os ténis têm de ser nos mesmos tons, caso contrário a conjugação fica estranha, mais vale usar uma peça que tenha um traço, ou um pormenor da cor do pandan. Não sei se me faço entender.

Depois há os contraste proibidos. Meias brancas com ténis e calças pretas são um bom exemplo disso. NÃO.

Mas…cada um veste o que quer e como quer.
 


terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Obrigado Senhor Coluna

Stone Island Lightweight Lasered Reflect Mat Jacket

Quer se goste ou não, banalizada ou não, a Stone Island está na vanguarda da tecnologia. A marca italiana lançou agora o Lightweight Lasered Reflect Mat Jacket, um casaco que muda de cor no escuro.

Ao contrario do Ice Jacket que muda de cor consoante o calor ou frio, este muda de cor com a luz e é uma prenda mais fresca pensada para a transição inverno primavera. Destaque ainda para o badge que é a preto e branco em vez do tradicional preto, amarelo e verde.







segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Stan Smith suede

Mais uma variação dos lendários Stan Smith, desta vez em pele de camurça, ou vulgo suede. Saem para rua no dia 1 de março.


sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Aberdeen Soccer Casuals influenciados pela cidade do...Porto

 
Dan Rivers é o autor do livro "Congratulations. You have just been a victim of casual violence", que retrata as tertúlias dos Aberdeen Soccer Casuals, uma firm do Aberdeen da Escócia. Rivers tem uma passagem bastante curiosa quando explica o nascimento do movimento Casual na fria escócia, um testemunho que engloba Portugal como um dos países que influenciaram o nascimento desta subcultura.

" Naquele dia, um grupo de adeptos do Liverpool vieram vestidos com roupas desportivas de marca, em vez do típico uniforme de adepto : roupas com ornamentos  e as cores da sua equipa , vermelho e branco.
 Influenciados por isso, alguns fãs de Aberdeen começaram a viajar pelo país em busca de exclusivos , ou roupas caras. Como os casuais do Liverpool também tivemos as nossas viagens europeias : 83 Taça dos Campeões eliminando o lendário Bayern Europa e vencendo na final o mais lendário Real Madrid  em Gotemburgo . Um ano depois, na mesma competição , foram eliminados nas semifinais no Porto. Alemanha, Bélgica, Suécia , Hungria , Portugal..." os países que influenciaram o nascimento do movimento Casual em Aberdeen, segundo Dan Rivers.

Mas a Newfangle ainda não existia...o que é que os influenciou no Porto?

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

This Is Our Culture

Suecos, fanáticos por montanhismo, futebol, mas sobretudo por roupa. Têm um site ThisIsOurCulture com muitas histórias e excelentes fotos, muitas delas já se tornaram imagens de culto.Também têm material para vender. Casuals em estado puro. 


















quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

New Balance e Nike com Zara e Springfield


Curioso. A Zara Kids tem uma parceria com a New Balance com uns 574. Será que os adultos também vão ter?

Já a Springfield tem uma colaboração com a Nike, mas os modelos são um pouco out. 

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Não é o que vestes, mas sim como te vestes


Uma leitora do blog enviou-me uma foto bastante apelativa indicando que quase que se passava por Casual com roupa da Zara e da H&M…não poderia estar mais de acordo. Já foi debatido aqui algumas vezes que para se ser Casual não é preciso andar tipo “boneco” ou “pin” da Connoisseur com aquelas marcas todas.

Há pouco tempo li numa entrevista uma resposta bastante curiosa sobre o que seria Casual: Existem dezenas de novas e velhas marcas que são interessantes, mas tu tens que descobrir por ti mesmo. Estou mais interessado em encontrar as marcas mais antigas que não eram necessariamente populares. 

 Ou seja, uma pessoa tem de descobrir o seu estilo e conjuga-lo tanto as marcas mais novas com a mais velhas, as conhecidas e as menos conhecidas, mas depois encontrei outra resposta à mesma pergunta que considero ser a melhor resposta a uma questão que é muito complicada contestar.

 Em essência, para mim um Casual é uma pessoa que, de uma forma ou de outra, vem do mundo das bancadas, obcecado com roupas e com a ideia de estar sempre um passo à frente dos outros (…) O Casual pode estar interessado em muitas outras coisas mas o que os une a todos é a preocupação com a imagem e procurar exclusividade. Casualismo é investigação e não ser acomodado. É ousar, ser diferente.

Ser diferente, ter qualidade, conforto e estilo são os pressupostos que considero essenciais para se ser um Casual e isso não elimina andar com roupas da Zara ou da H&M. Mais uma vez repito, o desafio é encontrar coisas novas "dentro da cena".

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Zulus

Por Lisboa

Finalmente a meteorologia permitiu um passeio ao ar livre. Frio, muito frio, mas chuva nem vê-la. Existem muitos sítios para se passear em Lisboa, mas é no coração da cidade onde se pode ver de tudo e onde se tem tudo à mão. Pode-se caminhar pelas ruas mais emblemáticas da Capital, comer e também ver muitas lojas. 
 
Sou um observador e a primeira coisa que me saltou à vista é que em Lisboa os que andam mais bem vestidos (segundo o meu ponto de vista) levam nos pés uns 574. Está mesmo na moda e alastra-se a todas as orientações sexuais. 

Tinha a ideia de comprar uns New Balance, mas depois desta trip, não vou comprá-los tão cedo. Por outro lado, a adidas, apesar de também ser uma marca de massas, está mais eclética. Vê-se cada vez mais uma aposta em modelos retro e adidas é sempre adidas. A nova coleção dos Gazelle OG é simplesmente brutal. Mas também não quis comprar mais uns adidas, mesmo depois de passar na Originals da Rua do Regedor.

Para além destas duas marcas, vi um gorro de Penfield, bonito, mas que eu era incapaz de usar. Gorros com pompons é daquelas coisas que acho que fica bem nos outros e não em mim. De resto apenas destacar a Purificacion Garcia que tem casacos muito interessantes para a nova estação.