quarta-feira, 31 de julho de 2013

Entrevista: um olhar ultra sobre os Casuals

Mais uma entrevista. Desta feita foi a vez de dar voz a um adepto de outra cor, que proclama os Casuals do seu clube como sendo os que têm a “cena” mais vincada. O olhar de um ultra atento ao panorama Casual. Desde aqui, obrigado.

 

 

O que achas do panorama Casual em Portugal?

Ainda um pouco aquém da grande maioria da Europa, para alguns visto como um modo de vida, para outros uma moda...mas a nível de mentalidade sinto que ainda há um logo caminho a percorrer.

O que achas dos Casuals do teu clube?

No meu clube penso que permanecem os mais bem entrosados no dito movimento, nomeadamente prima-se pela arrogância, bem vestir e acima de tudo a forma de estar... Mas sinto ainda estarmos um pouco longe do topo.

Com a cena ultra, achas que o movimento Casual tem espaço de manobra no nosso país?

Claro que sim, cada vez mais a Casualidade é o caminho, não só no combate à forma como os ultras são oprimidos pelos ACAB , mesmo pela forma de estarmos na nossa vida social e profissional. Um ultra mostra-se sempre mais exposto.

Quais são, para ti, as grandes diferenças com os restantes países?

Depende, penso que não se trata só de países, mas sim de povos. Os latinos têm uma forma de estar diferente dos Nórdicos ou dos de leste, por exemplo. A mentalidade é diferente bem como a forma de estar. O mesmo se passa no panorama ultra. Forma diferente de viver, formas diferentes de estar e isso aplica-se na vida e na bola.

Já estiveste em muitos países. Qual deles te chamou mais atenção, ou qual deles mais te surpreendeu?

Em alguns, Itália será sempre a minha grande referência, pois sou boleiro e tudo aquilo que vivo na bola tem como base a Itália e os seus ultras. Foi com eles que aprendi a palavra mentalidade !!! 

Inglaterra continua a ser a grande fonte de inspiração?

Pelo menos na forma de vestir, cultura do copo e amizade! Depois depende de outras vertentes. Gosto muito de me inspirar em malta de leste para uns afins, ou mesmo Italianos para outros.

Quais consideras ser as componentes essências para um Casual?

Acima de tudo a forma de estar. Arrogância, superioridade e muito orgulho em pertencer à elite. Considero a indumentaria igualmente um fator muito importante e diferenciador.

Quais são os clubes que têm uma cena mais vincada?

Em Portugal sem dúvida o Sporting. Na Europa existem vários, desde o leste aos nórdicos e aos britânicos, mas dou como exemplo o Chelsea.

Politica e futebol, ou futebol sem política?

Politica e Futebol, claramente não combinam... Futebol sem política.


Marcas que mais gostas?
Stone Island, Fred Perry Burberry, ténis adidas.

Acessório indispensável?
Ténis adidas.

terça-feira, 30 de julho de 2013

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Real Football Factories Midlands

Fred Perry Twisted Wheel

A coleção A/W13 da Fred Perry homenageia o movimento Northern Soul, um movimento exclusivamente britânico, que dominou as festas em todo o Reino Unido até o final da década de 1960. Clubes como o Manchester Twisted Wheel são lendários na Northern Soul e a Fred Perry aproveitou para criar uma coleção exclusiva.






domingo, 28 de julho de 2013

Lyle & Scott

Lyle & Scott foi fundada em 1874, na cidadeescocesa de Hawick por William Lyle eWalter Scott. Desenhada para servir jogadores de golfe, cedo se tornou um must on the terraces.
A águia ao peito tornou-se um ícone nos anos 80 com os seus polos, mas principalmente pela camisola decote em V vermelha.
 
Em 2003 a marca lançou a coleção vintage, a Golden Eagle e voltou a entrar em força no mercado, contando com ajuda de personalidades influentes que vestiram roupas dessa coleção, uma das quais CR7.
 
Neste momento a Lyle & Scott está a passar no Reino Unido, o que a Fred Perry está a passar por cá. Massificação juvenil.


Newfangle tem bons exemplares desta brand.





sexta-feira, 26 de julho de 2013

adidas SL72 grenate

Fiquei surpreendentemente agradado com a UF Shoes. Serviço fiável e bastante rápido. Encontrei os SL72 Grenate, lançados em janeiro de 2013 e, fiquei com vontade de comprar. Mas como não sou grande fã de compras online, tive algum receio e ainda por cima os pontos positivos eram mais do que os negativos. Entregas em 24h, sendo que a empresa é espanhola, com pagamento feito no ato da entrega…hum, bom demais.

Perdi mais algum tempo a ler os feedbacks dos clientes, não nos sites recomendados pela UF Shoes, mas numa pesquisa pela net e a única coisa má que li dizia que os tamanhos também deveriam estar em centímetros.

Arrisquei e ainda por cima como não paguei no ato da “compra”, nada a tinha a perder. Fiz a compra por volta das onze da manha e às 15.34 do dia seguinte já os tinha em minha posse. Na caixa original e impecáveis. Fiquei fã, vou voltar a comprar, sem dúvida.  




quinta-feira, 25 de julho de 2013

NB 996

Exclusivo size?

Incoerências

Ir à bola e levar uma faixa com o nome do grupo é um procedimento normal. Ir à bola e não levar faixa “principal” e levar as de núcleos, também é normal. Agora, ir à bola e levar uma faixa a dizer Casuals não considero nada de normal. É incoerente. 

Há pouco tempo passaram pela net umas imagens de alguns pontos em Lisboa onde se via a palavra Casusals “pixada”. Pergunto-me, se é assim que é ser Casual em Portugal?

“Mas se fosse um graffiti a dizer ICF já era aceitável”. Nada disso, continua a ser incoerente e contranatura, ou então isto está tão diferente que um gajo, quando não há bola, calça uns adidas, mete uns calções e um polozinho daquelas marcas, pega na sua lata de spray e vai marcar território, como um cãozinho.


quarta-feira, 24 de julho de 2013

Um pouco mais de UQDE em Izquierda Casual

Izquierda Casual fez-me ume entrevista que está agora online.
Fica ai a entrevista. Obrigado eu mate.


Para a semana sai a dele no meu blogue.

Entrevista: o Clube, as saudades e a música

Mais uma entrevista. Esta mais reveladora das suas cores clubísticas e com grande cultura musical. Apresenta um olhar critico sobre o que se passa atualmente e com poucas esperanças no futuro. Revivalista, mas ao mesmo tempo ávido de novas experiencias. Porque no norte também há vida, segue mais uma conversa.

 

O que achas do panorama Casual em Portugal?

 

Pessoalmente, acho que a cena Casual "á Portuguesa" perdeu a força que tinha desde há alguns anos atrás. Gostava muito mais do movimento que havia em Portugal (embora muito pequeno) antes do boom dos filmes (Football Factory, etc) e dos facebooks. Acho que era mais genuíno, hoje em dia vive-se muito as modas e menos as ruas, fotos de poses ridículas, roupas ainda mais ridículas e falta de mentalidade, o costume em Portugal quando se tenta adaptar alguma coisa... Acrescentando as multas, os bans de 2 anos, operações da polícia, o pessoal na casa dos 30 com filhos, mulheres, crise económica, ainda mais difícil é. Eu não gosto de ser pessimista, mas não encontro nada de positivo nas youths de agora, logo o futuro também não será melhor... 

Saudades da turma da Luz de há 5/10 anos, bons números, boa atitude e mentalidade em todos os jogos fora, aquelas aventuras de norte a sul, coisas que apenas só nos fizemos e que foram únicas deixam sempre muitas saudades.

 

Em Portugal ser casual passa-se despercebido ou é exatamente ao contrário?

 

Aos paisanas e aos outros acab certamente que não, desde que tiveram a formação para o euro 2004 que se tornaram especialistas em ultras/casuals/hools. Têm bons métodos que lhes foram transmitidos pela polícia britânica, como aquele mini helicóptero com câmara que segue os pequenos grupos em redor da Luz (pela primeira vez que vi, pensava que estava bêbado...e quando contei ninguém se acreditou hahaha). Mesmo quando falham, têm o corpo de intervenção que é dos melhores e mais duros da Europa. 

Depois é complicado num país sem tradição quando chegam 40 ou 50 carros e carrinhas todos juntos ou tens uma turma de 20 ou 30 que independentemente de estarem vestidos á casuais ou não, distorcem completamente do típico adepto Português que vai ao futebol. No entanto, um grupo bem organizado ainda consegue trocar as voltas á polícia...

  

Com a cena ultra, achas que o movimento Casual tem espaço de manobra no nosso país?

 

Para mim, a cena ultra em Portugal, pelo menos aqui, sempre foi um esquema para ser fazer entrar dinheiro para os bolsos de alguns, trocar bilhetes, contribuir para a podridão do nosso futebol e pouco mais. Depois da maior parte dos grupos se terem tornado legais, acho que ser ultra em Portugal perdeu todo o significado porque vai contra a verdadeira filosofia ultra. Acho que estamos num país muito pequeno e com pouca tradição para o movimento Casual evoluir.

 

Quais são, para ti, as grandes diferenças com os restantes países?

 

Uma diferença que condiciona muita coisa é sermos o país dos 3 grandes e pouco mais... Em 16 clubes apenas tens o Benfica, porto, sporting, guimaraes e braga. Acho que isto explica muita coisa. Podem ocorrer exceções mas são muito pontuais. Outra diferença, e talvez a mais importante, é a falta de mentalidade, a desorganização total, a inércia e a passividade de que todos somos culpados. Acho que somos um pouco o reflexo do estado do país. 

 

Já estiveste em muitos países. Qual deles te chamou mais atenção, ou qual deles mais te surpreendeu?

 

É sempre bom ir ao Reino Unido. Das vezes que fui à Inglaterra e à Escócia, destaco a ida a Liverpool. Grande ambiente no estádio pela parte deles e pela nossa parte, embora o resultado tenha ajudado claro (sem esquecer a pirotecnia). Também tenho boas memórias de Nápoles, Tel Aviv, Paris, Marselha, Nuremberga, Milão, Bruxelas, entre outras. 

 

Inglaterra continua a ser a grande fonte de inspiração?

 

Simplesmente não existe ninguém com a mística dos ingleses, a mentalidade, os pubs, os arredores dos estádios, os cânticos, a viagens fora, deslocações, etc..  Mas gosto muito dos grupos do Paris Saint Germain sejam do KOB ou Auteuil e da luta contra a repressão incrível que sofrem. As minhas referências também são a Torcida Split e um ou outro grupo da Bélgica e Holanda.

 

Quais consideras ser as componentes essências para um Casual?

 

 Basicamente ir ao futebol com os teus e sem a polícia, o resto vem depois.

 

Quais são os clubes que têm uma cena mais vincada?

 

Reino Unido, Bélgica, Holanda, França, Países Nórdicos é onde considero a cena casual mais genuína. Europa de Leste e Balcãs são sem dúvida a mais dura, mas aqui ao lado os Espanhóis tem andado muito bem organizados ou pelo menos melhor do que nós. Nestes últimos anos tem se conseguido fazer boas viagens e obtidas boas vitórias, das quais se destacam Biris Norte, Frente Atletico, Herri Norte Taldea, US,FBokeron, RiazorBlues, entre outros. Normalmente vão de bus mas sem polícia, mas extremamente bem organizados...

Em Portugal, Benfica, porto, sporting, boavista, guimaraes e pouco mais...

 

Politica e futebol, ou futebol sem política?

 

100% Benfica. Embora quando era mais novo misturava um pouco as coisas, fui um pouco influenciado, mas o que interessa é o Benfica apenas! 

 

Marcas que mais gostas?

 

Não sou muito de marcas no futebol, mas tenho a minha preferência por Fred Perry, Burberry, Lacoste, Diadora, Adidas, Levi´s, Lonsdale,Pedro del Hierro, etc.

 

Acessório indispensável?

 

Garrafa de whisky e por vezes um boné ahaha.

 

Qual o tipo de música que ouves?

 

Felizmente tive a sorte de ter um pai com um excelente nível de cultura musical. Cresci a ouvir the Jam, Madness, Buzzcocks, The Specials, Ub40, David Bowie, Black Sabbath, Pink Floyd, Blur, Oasis, etc. Tudo muito por influência dele.
Também gosto e continuo a coleccionar "vinis", especialmente de musica oi!, skinhead rock, etc. Alguns grupos de que mais gosto são: Bohse Onkelz, Snix, Agent Bulldog, Ultima Thule, Ruin Bois, The Oppressed, Retaliator, Vanilla Muffins, os Portugueses Mancha Negra e Facção Opposta, sem esquecer os Guarda de Ferro, etc.

Não esquecer também as bandas ligadas ao futebol: Bulldog Firm, Sospechosos Habituales, Desperdicis Clinics, Area Combate (boixos nois e Barcelona), Krasny Bor (Frente Atletico), Gol Nord (Forca Llevant), Suspenders, Zakarrak, Mdm (herri norte taldea e Bilbao), Kategorie C (werder bremen).

 

Claro que vivemos na era da música eletrónica e, ainda por cima, sou de uma cidade onde a música eletrónica alternativa tem muita aderência. Por isso, ao fim de semana e influenciado pelos amigos, eu costumo ir muitas vezes a clubs e festas que passam Drum'n'bass, electro, minimal, techno, hardcore, trance, um pouco de tudo...

 

Queres contar algo que achas relevante?

 

Um abraço desde o Norte de Portugal para todos os Benfiquistas, especialmente para aqueles que aos fins de semana abdicam de tudo, sem ganhar nada com isso, e que fazem todos os sacrifícios para ir ver o seu clube. Unidos ninguém nos poderá parar!! Respeito também para os adeptos ilegais.

 

terça-feira, 23 de julho de 2013

Alan Paine e Barbour S/S 2013

Desejo

adidas sl72 grenate, edição limitada.
Simplesmente, quero.



Adidas Spezial Hoxton Gallery

Está a decorrer em Londres na Hoxton Gallery uma exibição de Adidas Orginals baseada na coleçao do fanático Gary Aspden. O tema é centrado no modelo Spezial, mas  os modelos exibidos são para todos os gostos e retratam mais de 40 anos da marca, que engloba mais de 650 pares de tenis.

Paralelamente decorre também uma exibição de livros, únicos, que contam com os testemunhos de Mani (Stone Roses), Chris Lowe (Pet Shop Boys) e Shaun Ryder (Happy Mondays).



segunda-feira, 22 de julho de 2013

MA.Strum

MA.Strun fundada em 2008 por Donrad Duncan

2009 colaboração com a Massimo Osti, produtora de SI e CP Company

2011 vendas onlie

 

A MA.Strun é uma marca inglesa que veio ao mundo em 2008 por Donrad Duncan. Um ano mais tarde iniciou a colaboração com a Massimo Osti, produtora de SI e CP Company e tudo mudou. A qualidade e a visibilidade. Hoje em dia é uma excelente alternativa aos batidíssimos Stone e CP Company jackets. No entanto, ainda pesa muito na carteira.






domingo, 21 de julho de 2013

Derby de Lisboa


Puma

Vasculhando o baú de fotografias, encontrei uma tirada em junho de 2010 com o meu portfólio de ténis. Fiquei nostálgico. Mas o que quero dizer é que revi ténis que já nem me lembrava que tinha e são boas alternativas à overdose de Adidas. Falo da Puma. A marca fundada por Rudolf Dassler tem modelos simples bonitos e muito confortáveis.

Puma Basket e Puma Suede, são os modelos mais utilizados nas bancadas, mas Roma também se apresenta como boa alternativa e mais confortável até. Para aqueles que são da onda “white shoes only”, Basket, Roma e Adidas Stan Smith são, para mim, as melhores opções.
Curiosidade:
Antigas estrelas patrocinadas pela Puma;
Diego Maradona, Eusébio, Johan Cruijff, Enzo Francescoli, Lothar Matthäus, Kenny Dalglish, Didier Deschamps, Hristo Stoichkov, Rudi Völler e Paul Gascoigne.

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Re-make dos city series




A Adidas prepara-se para lançar um re-make dos City Series. Os London tiveram o seu re-make em 2012 aquando dos Jogos Olimpicos, mas desta vez as alterações vão abranger todos os modelos de cidades. Eu só queria que a Adidas se lembrasse de Lisboa.

A data prevista para este re-make ainda é segredo, mas tudo aponta para depois do verão.