domingo, 29 de setembro de 2013

Steve-O Casual


O conhecido ator Steve-O foi fotografado a usar um jacket Stone Island. O jackass está descontraidamente a passear com a sua namorada enquanto usa o Membrana  da SI. A marca italiana está muito em voga nos Estados Unidos, mas duvido que as pessoas saibam exactamente a história que envolve a Si, usam-na por ser cara e italiana e, já agora, porque tem qualidade. 

Околофутбола - Официальный трейлер (2013)

Estreou na passada semana mais um filme a retratar o hooliganismo. Desta vez o enredo passa-se na Rússia e o filme parece ter uma boa fotografia. Numa altura em que as cenas de violência estão em alta nos países de Leste, este movie vem vincar mais ainda a dimensão que os hoolligans têm por aquelas bandas. De momento o filme só está disponível em russo e duvido que seja legendado para português, já ficaria contente com legendas em inglês. Todo o filme é um mistério, até o nome que deduzo seja ser Hooligans.


sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Wigan Youth



Esta jovem turma de Wigan está a causar grande alarido nas redes socias do Reino Unido. Uns contestam a tenra idade dos jovens, outros defendem que não existe idade para se ser um Casual. Uma questão que certamente terá vários pontos de vista.

 

Se por um lado é verdade que são muito novos para o que se costuma ver, por outro demonstram que já têm atitude e sabem o que querem, dando continuação à cultura. Como é óbvio em casos de confronto não passarão de sneetches e seguramente por trás terão uma Firm já com créditos firmados que os irá proteger.

 

Pelas nossas terras também existem, ou melhor, existe uma Youth Firm. Serão estes alguns dos seus integrantes? Qual deles o mais novo?





quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Marcas portuguesas, sim ou não?

Boa noite, gostaria de saber a sua opinião acerca de algumas marcas Portuguesas como Salsa, Sacoor Brothers, Quebramar, Lion of porches, Throttleman. Via com bons olhos o surgimento de um estilo casual português com a inclusão de algumas marcas portuguesas? Obrigado.

 

Essas marcas têm um grande ponto positivo: estão disponíveis em qualquer centro comercial e vou começar por ai. A meu ver quanto mais difícil for o acesso às marcas, mais elitista se torna a cena e para mim trata-se disso mesmo de uma elite, que se veste bem, a que se chamam Casuals. Logo, com pontos de venda em todas as partes do país se essas marcas tivessem saída no panorama Casual, penso que toda a gente andava vestida da mesma forma.

 

A Salsa tem uma coleção virada para um público jovem de classe média-alta. São poucos os artigos que se podem enquadrar no mundo Casual clássico, mas para alguém que goste de dar um toque italiano à sua maneira de vestir a Salsa é uma boa opção. A coleção 1st Level é disso um bom exemplo, mas nada de extravagâncias. 

 

A Sacoor é algo que dá que pensar. Acho que se fosse uma marca estrangeira tinha mais saída, mas pensando em brands como Ralph Lauren ou Hackett que são do mesmo target, estas estão ligadas ao desporto e considero que esse seja o grande diferenciador para a Sacoor. A sua ligação ao desporto trata-se apenas de patrocínio. Não conheço muito bem a Sacoor por isso não tenho uma opinião tão estruturada da marca do ratinho que passou a galgo. Mas não a vejo num ambiente futeboleiro.

 

A Quebramar ao contrário da Sacoor foi concebida por um desportista, mas está conotada aos betos e esse rótulo é um entrave para entrar no mundo da bola. Em Portugal marcas como Ralph Lauren, Lacoste são também associadas a um estrato social, mas no estrangeiro são marcas desportivas com classe. Não duvido que a Quebramar tenha bons artigos para se levar à bola, mas…

 


Lion of Porches sem dúvida uma marca que pode perfeitamente fazer parte da elite. Bons polos, bons casacos num estilo claramente britânico. Boa escolha e pouco vista. Esta é uma aposta muito acertada e segura para fugir a um padrão marcado pela Fred Perry. Não tenho dúvida que se a LoP fosse criada em Londres já estaria catalogada como uma marca ícone do panorama Casual.

 

Throttleman tem boxers e pijamas engraçados. Ponto.

 

Não obstante de eu gostar destas marcas ou não, acho que se pode perfeitamente vestir de forma Casual com marcas portuguesas, há que saber escolher os artigos e conjugá-los ainda melhor, se bem que para a coisa resultar melhor, o outfit tem sempre de ter algo tradicional.

 

Espero ter respondido de uma forma ou de outra à questão colocada. Obrigado pela participação no blog e venham dai mais questões 

 

Keep it Casual

 

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Look do Dia





adidas Originals Handball Spezial



adidas Originals Handball Spezial, foi assim que em 1979 começou a saga dos Spezial. Uns ténis criados especificamente, como o próprio nome o indica,  para a prática do andebol. O modelo pioneiro era azul de couro e com o nome acima referido ao lado das três riscas da adidas. Com o passar do tempo este modelo foi batizado de várias formas. As mais conhecidas foram adidas Special e Handball Special   (para inglês perceber).


A seguir estas variações de nome vieram também as variações de material. O couro deu lugar à pele sintética e alguns modelos (ainda usados por muitos jogadores de andebol), a adidas introduziu pequenos cilindros para amortizar o impacto com o solo, caso dos adidas Originals Handball. 


Em 2012 a marca alemã redesenhou os originals com a campanha City Series e os Spezial não foram exceção. Cores chamativas e inovadoras, os Spezial são dos modelos mais usados na cena Casual. No passado mês de julho uma exposição em Londres (adidas Spezial Hoxton Gallery) de um fanático da adidas, Gary Aspden, em que o tema desse certame eram os Spezial. 


terça-feira, 24 de setembro de 2013

Boa imagem


Izquierda Casual publicou esta foto aquando da deslocação dos sevilhanos ao Estoril. Antes de rumarem à Amoreira paragem na Catedral.

The same shit


E realmente não existe movimento Casual em Portugal. Podemos usar esta ou aquela marca, mas não nos podemos considerar Casuals, aliás, já escrevi aqui que não sou Casual, nem quero sê-lo. Gosto de roupa e de bola e tento juntar um pouco das duas coisas, sendo que a cultura Casual será aquela que me identifico mais, mas todos nós que gostamos do mundo da bola venerámos os ultras e Portugal estará sempre mais perto do mundo ultra do que de outro qualquer.

Em termos internos e, sei que é muito complicado comprar esta ou aquela marca porque é caro mas, parece-me que existe um uniforme, uma farda para se considerar pertencente a uma elite. Tudo igual. Mesmo pólo, mesmo téni, mesmo chapéu etc... Faz-me crer que as pessoas só conhecem aquelas marcas ou têm medo de arriscar, porque existem marcas mais baratas das que usam e que se tornam muito mais refrescantes a tudo aquilo que nos rodeia. Claro que existem padrões e há aquelas brands obrigatórias, mas seria engraçado ver pessoal com novas ideias, novas formas de vestir sem sair da linha condutora, se é que ela existe.

Tenho como exemplo o T., um mate que conheci há pouco tempo. Um jovem low profile com grande atitude. A segunda vez que o vi (em pleno verão) vinha com o cachecol da Aquascutum no bolso de trás das calças como se fosse um lenço. Um pormenor que achei bastante interessante porque foi propositado. Classe. Uma lufada de ar fresco. Já agora aproveito para dizer ao T. que esse novo chapéu, apesar der ser brutal, não o podes usar muitas vezes ao pé de mim.

Este é um pequeno exemplo daquilo que me faz gostar da moda na bola: os pormenores, a diferença. Não precisamos de andar todos iguais para parecermos todos iguais.

sábado, 21 de setembro de 2013

Marshall Artist

Marshall Artist é uma marca londrina que está no mercado desde de 2001, mas foi em 2008 que saltou para a ribalta ao ser considerada uma das marcas de excelência do Reino Unido. Pouco conhecida fora das ilhas, a MA perfila-se com uma boa escolha pois alia qualidade a um design inovador mas seguro e sobretudo é diferente do que se vê por ai. Claro que para comprar só através da net.  

















sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Anderlecht, Atl. Madrid, Spartak...Portugal na rota dos hooligans


De alguns anos para cá o nosso país deixou de ser apenas para o turista futebolístico vir apanhar sol e bebedeiras. Esta semana culminou com a detenção de um hooligan belga, que também era polícia e pelo que se leu, eles sabiam perfeitamente onde tinham de se dirigir para arranjar confusão. Isto deixa-me curioso. Ou existe chibaria no mundo cibernético ou não passa de uma coincidência que até pode ser explicada por um dos belgas ser agente policial e ter acesso a informações que só a policia tem.

 

Atlético de Madrid, Zenit, SpartaK, Legia foram nestes últimos pares de anos as turmas com atividade no nosso país. Os espanhóis aventuraram-se no Porto e em Alvalade. Zenit e Spartak na Luz e o Legia pela baixa pombalina. Nos diversos casos o efeito surpresa foi determinante. Apanhar o inimigo em inferioridade numérica, na maioria das vezes dá resultado.

 

Vestir bem e ir à bola é meio caminho para se arranjar confusão. A época promete com as vindas de Atlético de Madrid, Zenit, PSG e Olympiakos, que ao que se sabe tem umas contas a ajustar com alguns benfiquistas. Por isso mates, cuidado com o que vão vestir nesses dias.


Nota para a excelente presença dos sevilhanos e dos seus diferentes grupos no jogo com o Estoril, na Amoreira.

domingo, 15 de setembro de 2013

Pela Europa

Plymouth

West Ham

Doncaster Rovers

Não identificado





New Balance MRH996


A cadeia inglesa Size? prepara-se para lançar esta segunda-feira mais um modelo icónico da New Balance. Trata-se dos MRH996, um modelo raro em Portugal, mas histórico no Reino e também nos Estados Unidos.

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Penfield

Com o objetivo de atingir um público que gostasse de moda urbana de qualidade, a Pienfield sempre primou pela simplicidade dos seus desenhos e cortes. Estabelecida em Massachusetts desde 1975, a marca americana teve um ressurgimento com o new hip hop dos Estados Unidos. Muitos young rappers aderiram à Penfield, mas sobretudo à Supreme, como novas marcas a usar. No mundo da bola, a Penfield surgiu em força com os seus típicos gorros com o pompom no topo.