sábado, 29 de junho de 2013

Entrevista: Casual People

 
   
No ramo das entrevistas segui com esta, feita ao “dono” da página Casual People do facebook. Italiano, revelou que os ultras italianos estão a passar uma má fase e como não deixa de ser italiano, o acessório indispensável para ele é a…bandeira. 

What do you think of the Casual scene in Italy?
I think it is different Italian casual of casual English 

What, for you, the big differences with other countries?
The ultras in Italy is going through a bad time and you try one of these alternatives and the casual  are disappearing. Many ultras groups are creating small casual firms.Repression is a big difference compared to other countries, in Italy the institutions bother youth aggregations… 

Britain remains a great source of inspiration?
Britain is always a inspiration but many nations like Holland Italy are making strides

What think is the essence components for Casual?
More than casual dress also behave
https://fbstatic-a.akamaihd.net/rsrc.php/v2/y4/r/-PAXP-deijE.gif

What are the clubs that have a scene more strongly?
In Italy, Lazio Verona  and Chieti 

Politics and football, or football without politics?
Football and politics should not  get into football, but especially in the curves

Favourite brand?
Stone

The best accessory?
Flag 

Last message
I know very well the Portuguese league then I have several fans on this page compliments Portuguese
 

 
 

 

New Balance voltou


Hoje em dia é cada vez mais difícil passar despercebido, dado o conhecimento global de todas a marcas associadas ao movimento Casual. Com esta ilustração podemos ver que os ténis New Balance voltaram em força, desde o final de 2012. A marca andou "desaparecida" durante muitos anos, mas os novos modelos trouxeram-na à tona. Por 90€, consegue-se comprar um bom exemplar. 

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Italian style


Acho esta fotografia bastante curiosa. A quantidade de rapazes de camisa azul não é normal. Como dá para ver esta é a Sud romana, mas rezam as crónicas que a Nord tem mais estilo. 

Adidas my love



Stan Smith, Torsion, ZX750, Gazelle, Samba, Court Star, London, Basket Profi, LA Trainer, Chile, SL72, 1960er, Trimm Trab, Munchen, Dragon, Kaiser e mais alguns que não me lembro o nome.

Sou viciado em ténis da Adidas. Sapatilhas para alguns. Originals, sempre Originals. Não é preciso muito esforço para se encontrar bons exemplares da marca com três riscas em Portugal. Hoje em dia até as lojas mais fashions já vendem Adidas Originals. Para quem vive na zona de Lisboa tem o Freeport como um bom ponto de recolha, se bem que nos últimos tempos a oferta tem sido muito mais reduzida. 

A última vez que fui até Alcochete, fiquei surpreendido. Spezial, Grand Slam, SL72, LA Trainer e Samba, vários modelos de cada, com preços a variarem entre os 50€ e os 60€.

Stan Smith o meu modelo favorito de sempre.


Entrevista

Esta será a primeira entrevista, espero eu de muitas, com intuito de alargar a visão do bloque e expor outras ideias. Por questões de privacidade, alguns dos entrevistados irão ficar no anonimato. Gostaria de fazer estas entrevistas a um painel alargado de pessoas, para que amostra de ideias seja mais abrangente e diversificada. 

O que achas do panorama Casual em Portugal?
Sem relevância. Embora haja adeptos que de uma forma ou outra se considerem casuais. Ou pela forma de estar no futebol ou pela forma de vestirem…

Mas casual não é usar o ténis da adidas e depois meter a t.shirt do clube. Ou não é, como há dias vi na net, casuais ou supostos casuais a viajarem de camioneta!!

Se bem que já foi menos expressivo do que é neste momento.

Com a cena ultra, achas que o movimento Casual tem espaço de manobra no nosso país?
Acredito que sim. Embora seja mais fácil ser ultra que casual. Não só pela forma se estar, como pela forma de se vestir.

Exemplos de ultras, para mim, são aqueles que fazem tudo em prol do clube, com beneficio para si. Os ultras, hoje em dia, fazem parte deste futebol moderno, onde o cheiro a dinheiro movimenta mais que a paixão pelo clube. O casual, a meu ver, é mais o low-profile… tudo pelo clube, nada do clube! E são uma franja de adeptos que pretendem que o futebol seja como antigamente…

O casual está muito ligado a certas roupas de marca incomportáveis para certos bolsos, enquanto que a t.shirt com o simbolo do clube é mais fácil de se adquirir.

Quais são, para ti, as grandes diferenças com os restantes países?
Poder de compra e mentalidade. Basicamente isso.

Podes querer ser casual e ter poder de compra, mas se não tiveres a mentalidade… não passarás de um wannabe.

Quais consideras ser as componentes essências para um Casual?
As essências, de certa forma, são a base:
- terrace culture; a vestimenta; o comportamento perante o oponente; o companheirismo com o camarada do lado; defender os valores do grupo em que estás inserido.
E o melhor de tudo… poder ir à bola sem que os adeptos da equipa contrária imaginem qual o teu clube. A não ser que seja para fugirem à tua frente!!

Quais são os clubes que têm uma cena mais vincada?
Nacionais: Benfica, scp (casuals que viajam em camioneta), fcp, Boavista…

Internacionais: PSG, Quase todos os ingleses.

Politica e futebol, ou futebol sem política?
Sinceramente, a haver politica, que seja uma de esquerda.

Mas futebol deve ser apolítico.

Marcas que mais gostas?
Adidas, Acquascatum, Burberry, New Balance, La Coste, Stone Island, Henry Loyd, Paul & Shark


Acessório indispensável?
Chapéu ou Panamá e os ténis da marca (Adidas, New Balance)
Queres acrescentar algo...
Nada a acrescentar…

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Diferentes



Ano 2013, Portugal.

Enquadramento feito, vamos às palavras.

O estilo português é dominado pelo estilo italiano, o ultra, mas desde há uns anos para cá que existem novos modelos. Vou-me centrar no…nosso. O Casualmente português. Todos os grupos de renome têm um semi-grupo que se ajusta mais à onda Casual, mas como disse ajustam-se, porque acho que não existe uma cultura Casual em Portugal. O que se vê é uma postura Casual fora da bancada e uma postura ultra dentro da mesma.  Neste caso vamos, mais uma vez, de encontro com os italianos.

A Casusal Scene teve o seu início em Inglaterra, Liverpool e, a partir daí cada país adotou o seu estilo casual. Em Portugal já se vê lads com um estilo totalmente Casual, mas não na verdadeira aceção da palavra, ou naquilo que ela consiste. Roupa, música e violência. Somos diferentes na maneira de vestir, ouvimos outro tipo de música e não andamos à pancada como os outros. Todos estes temas suscitam várias interpretações (e cada um dá pano para mangas que poderei aflorar com o passar do tempo), mas julgo não estar muito longe da realidade.

A roupa, acho que é o ponto essencial. É o que salta à vista. Aqui na tuga, se te vestires bem passas menos despercebido do que se fores de fato treino e air max. Adidas nos pés, calça de ganga ao gosto (não existe um padrão, talvez as Levi’s 501 sejam as mais vistas) e um pólo Fred Perry é o que se vê mais por terras Lusas, por serem as mais acessíveis, mas também porque querem ser todos iguais.

Um pouco de história

The casual subculture is a subsection of association football culture that is typified by football hooliganism and the wearing of expensive European designer clothing.The subculture originated in the United Kingdom in the late 1970s when many hooligans started wearing designer labels and expensive sportswear in order to avoid the attention of police. They didn’t wear club colours, so it was easier to infiltrate rival groups and to enter pubs.
Some genres that were popular among casuals in the late 1970s were Oi!, mod revival and ska. By the 1980s, casuals’ music tastes were eclectic, with some enjoying pop groups such as Wham!, ABC, The Human League, Spandau Ballet and Adam and the Ants. In the late 1980s and early 1990s, many casuals were part of the Madchester and rave scenes, and in the 1990s, many were fans of Britpop. There was a strong crossover with rave culture, with many ravers wearing football casual brands but distanced from football hooliganism. Madchester bands sometimes wore casual clothing on stage and in publicity photographs, as did Britpop acts such as Blur in their video for “Parklife”. Since then, the most popular genre among casuals has been indie rock.
British football support has had a strong fashion-led subculture element since the rise of the Teddy Boys in the mid 1950s, and the origins of the casual culture can be seen in the mod subculture of the early 1960s. Groups of youths who supported football clubs began to bring their fashions onto the football terraces, and certain clubs began to be known for their mod following (e.g. Chelsea F.C. and West Ham United). This continued with the mod spinoff subculture, the skinheads, in the late 1960s.
With the late 1970s mod revival, the casual subculture began to grow and change after Liverpool F.C. fans introduced the rest of England to European fashions that they acquired while following Liverpool at their 1977 European Cup quarter final against the French side St Etienne. Liverpool fans, who travelled all around Europe in the late 1970s supporting their team, began arriving in England wearing expensive Italian and French designer clothes, which were looted from stores. At the time, many police forces were still on the lookout for skinhead fans wearing Dr. Martens boots, and didn’t pay attention to fans in expensive designer clothing. Liverpool fans would bring back to England many labels that had not been seen in the country before. Soon, other fans were clamouring for these rare items of clothing such as Lacoste shirts and Adidas trainers which are still accociated with Liverpool supporters today.
Clothing labels associated with casuals in the 1980s include: Edinburgh Woollen Mill, Fruit of the Loom, Fila, Stone Island, Fiorucci, Pepe, Benetton, Sergio Tacchini, Ralph Lauren, Henri Lloyd, Lyle & Scott, Adidas, CP Company, Ben Sherman, Fred Perry, Lacoste, Kappa, Pringle, Burberry and Slazenger. Fashion trends frequently changed, and the casual subculture reached its peak in the late 1980s. With the arrival of the acid house, rave and Madchester scenes, the violence in the casual subculture faded to some extent.
In the mid-1990s, the casual subculture experienced a massive revival, but emphasis on style had changed slightly. Many football fans adopted the casual look as a kind of uniform, identifying them as different from the ordinary club supporters. Brands such as Stone Island, Aquascutum, Burberry and CP Company were seen at nearly every club, as well as classic favourites such as Lacoste, Paul & Shark and Pharabouth. In the late 1990s, many football supporters began to move away from the brands that were considered the casual uniform, because of the police attention that the casual styles attracted; several designer labels also withdrew designs from sale after they became common casual uniforms.
Although some casuals have continued to wear Stone Island clothing in the 2000s, many have detached the compass badge so as to be less obvious. However, with the two buttons still attached, those in the know are still able to recognise other casuals. In the late 90s it was said that some police forces had tried unsuccessfully to link Stone Island’s compass logo with the neo-Nazi version of the Celtic cross. Because of this, new clothing labels began to gain popularity amongst casuals. As with any designer clothing a high amount of cheap counterfeit goods can also been seen. Prada,Façonnable, Hugo Boss, Fake London Genius, One True Saxon, Maharishi, Mandarina Duck, 6876, and Dupe have begun gaining widespread popularity. Casual fashion has experienced an increase in popularity in the 2000s, with British music acts such as The Streets and The Mitchell Brothers sporting casual outfits in their music videos. Casual culture has been highlighted by films and television programmes such as IDThe FirmThe Football Factory and Green Street.
In the 2000s, clothing labels associated with casuals have included: Stone Island, Adidas Originals, Lyle & Scott, Fred Perry, Armani, Henry Lloyd, Lambretta, Ralph Lauren and Lacoste. However towards the end of the decade many Casuals have adopted a more subtle and underground looking ditching now popular and mainstream brands for independent clothing labels such as Albam, YMC, APC, Folk, Nudie Jeans, Edwin, Garbstore, Engineered Garments, Wood Wood and Superga. However major brands such as Lacoste, Ralph Lauren and CP Company are still popular.

O regresso

Passados alguns anos vou tentar fazer com que este blogue seja atualizado com alguma frequência, com informção que eu gostava de ler noutros blogues nacionais. Serve para preencher um espaço que, na minha opinião, continua por preencher. A ver vamos no que isto dá.