terça-feira, 28 de outubro de 2014

Karhu, a marca simbólica

Acho que toda a gente gosta de boas surpresas. Eu não sou excepção à regra. 

Há uns meses fiquei surpreendido ao entrar numa surf shop e ver que tinha New Balance. Desta vez, nem me lembro do nome da loja, estava distraído quando apareceram-me uma quantidade considerável de Karhus à frente. Parei, tirei uma foto e resolvi entrar para "sentir" os ténis e ver umas pranchas.

Nunca tinha visto uns Karhu ao vivo e esta oportunidade era de ouro. Para quem não sabe (MAS DEVIA) esta marca finlandesa era a detentora das três riscas que hoje em dia se vê na adidas Originals. Adi Dassler comprou os direitos à Karhu e imortalizou o símbolo da adidas.

Voltando aos Karhu. A loja tinha vários modelos e como ninguém compra aquilo havia todos os tamanhos. Os acabamentos não são os melhores e na maioria dos modelos a parte do calcanhar parece a pata de um urso, mas havia um que estava perfeito. Acabamentos em couro, calcanhar reforçado em fibra de carbono e muito cleans. Ainda não consegui descobrir o nome do modelo.

Tinha a ideia de adquirir uns adidas, mas como tem vindo a ser hábito a adidas do Freeport anda a marcar passo. Apesar disso encontrei uns Trimm Star, mas hoje em dia não consigo usar ténis rasos. Manias. Para quem calça acima do 43, tinha bons modelos.

Falta-me falar do preço dos Karhu. Pensando melhor nem vou falar. Apenas dizer que pela qualidade, pela tradição da marca e pelo conforto dos ténis, considero o preço simbólico (e eu não sou rico). Como disse a um mate meu, quem gosta da adidas deveria comprar uns Karhu só por agradecimento. 

Descobri esta marca na Proper Magazine















4 comentários :

  1. Excelente,

    Adidas é adidas, Nike é Nike e por aí fora.... a vantagem de portugal relativamente a outros países é que as modas chegam anos mais tarde. É fácil ser-se diferente , e ter algo diferente no nosso país e daquilo que vemos no nosso dia a dia. O que eu gosto mais é de diversidade. É "engraçado" ver grupos ou amigos com gazelle's de diferentes cores , mas especial é veres 10 modelos diferentes num grupo, e quando falo em modelos falo de modelos casuais e não de Geox como devem calcular. e também não falo em modelos tradicionais, falo em modelos ou marcas dificil de os ver em mais alguém.

    Relativamente aos karhu espero que continuem assim sem ninguem os conhecer, isto porque se isto se torna numa nova moda "alternativa vintage do bairro" dá-se um boom parecido aos NB... Basta irem para a uma loja de surf ( e se tiverem um preço acessivel e toda esta nostalgia e historia da marca.... ) Vamos esperar que não, e que no futuro possamos ver modelos diferentes.

    Já agora em titulo de curiosidade, tens ideia de algum criador de tennis ? ainda que sejam exportados ?

    NM

    ResponderEliminar
  2. Acho muito impossível os Karhu atingirem o estrelato. Ninguém conhece é pelo preço que estão, as pessoas preferem comprar umas sapatilhas na Seaside.

    NM, não percebi a tua pergunta.

    ResponderEliminar
  3. Desconhecia totalmente esta Marca .. no site deles tem o separador da Historia, Impressionante! (http://www.karhu.com/history/)
    "Karhu dominates the 1952 Helsinki Olympics with 15 gold medal-winning spikes"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade caro Sérgio. Se fossem alemães concerteza a esta altura a Karhu seria uma potência.

      Eliminar