segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Entrevista: um jovem andaluz

Voltei às entrevistas. Desta vez a um jovem sevilhano que entre outras coisas diz que Espanha e Portugal estão a um nível muito próximo…pensam que há, mas não há. No final pedi ao A. Para falar do derby de Sevilha e explicação é tão apaixonada que decidi não traduzir. Derby é derby.

 

Gracias A.

 

Porque seguiste a cultura Casual?

Desde sempre que gosto demarcas a e de roupa e quando comecei a seguir o mundo das gradas, gostei do estilo que tinham e decidi seguir essa cultura, mas adaptada ao meu bolso.

 

Em Espanha as curvas estão muito politizadas. As firms de esquerda são todas amigas? E as de direita?
No geral sim, mas há algumas exceções.

 Neste momento SGS (Bétis) y Frente Bokerón (Málaga) dão-se muito mal e até pouco tempo os US (Real Madrid) e FA (Atl. Madrid) também se davam muito mal, mas ultimamente nem sei o que dizer…



O que pensas do panorama casual en Espanha?
Comparado a outras ligas é muito deficiente, não há grupos de Casuals, o que há são pessoas isoladas que gostam do estilo. Penso que a falta de lojas físicas e a crise não favorecem ao desenvolvimento do casualismo.

 

Quais são os clubes quem têm a cena mais vincada?
Bukaneros (Rayo), Biris Norte (Sevilha), US (Real Madrid), Riazor Blues (Corunha) y Frente Atletico (At.Madrid.). Herri Norte (Atl. Bilbao) fazem umas deslocações muito curiosas.



Gran Bretaña continua a ser a grande inspiração?

Totalmente, mas fico a pensar como é que um puto de 12 anos tem tantos casacos Stone Island, CP, Barbour... ou poupam muito, ou lá essas marcas são oferecidas…

 

Marcas preferidas?
Tenho um outfit para essas marcas: chapéu Paul&Shark, cachecol Aquascutum, camisa Barbour,  casaco CP Company, ganda Stone Island e adidas. Sou muito clássico.

 

Peça preferida?
Panamá.

 

Football Factory, Green Street, The Firm… ?
Fico pelo Football Factory, faz-me lembrar a tensão que existe vive no derby sevilhano.

 


Melhor viagem?
Deslocação a Xerez e a Corunha….  Gostava ver un Lazio-SFC

 

Blogs que segues?
UQDE, IzquierdaCasual e CasualDifferentClass

 

Um livro?
Bloody casuals

 

Um filme?
Football Factory e Awaydays

 

O que conheces de Portugal?
De Portugal só conheço aos Ultras do Benfica e do oporto, do casualismo pelo que sei está a um nível parecido ao de Espanha.

 

Uma história?
-Quando fui a Corunha tentei colar-rme à curva dos Riazor Blues mas ACAB apanhou-me e disse-me que ou saia dali ou levava 30.000€ de multa, comecei a ver a repressão que existe em Espanha.

 


O derby

El derby sevillano es muy especial y creo que único, el derby de verdad se vive los 365 dias del año, no hay cosa mas sevillana que una discusión entre un sevillista y un betico, siempre esta el "cachondeo" y aprovechamos la minima para reirnos del vecino pero desde el respeto, yo personalmente me considero antibetico, les deseo todos los males deportivos que existan menos el de desaparecer. En grada el derby suele ser bonito. Para entender el derby hay que vivirlo. Respecto a los Ultras prefiero no opinar.

 

5 comentários :

  1. Frente bokeron nao e' do Rayo Vallecano. E' do Malaga.

    ResponderEliminar
  2. Frente atletico e ultrassur de facto são "supostos inimigos", tem partidos políticos diferentes, costumam fazer concertos separados mas o que é certo é que quando foi a ultima vez que se defrontaram no futebol? Depois há os negócios entre eles que é melhor não falar... O derby de madrid é a pior merda que existe, talvez seja o derby mais merdoso de toda a europa....

    Quanto aos Biris sem duvida o melhor grupo de espanha nos últimos anos, faz-me lembrar o pessoal de Vermelho quando estava num dos momentos da máxima força, na altura do roubo em barcelona aos apsurs, tochada mítica em getafe e confrontos contra a policia de madrid, etc etc.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Yep. De acordo. A turma Biris é capaz de ser a mais contundente da actualidade, no que ao Estado espanhol concerne..
      Deu para ter uma ideia aquando da sua vinda a Portugal, com o Estoril-Praia..

      Eliminar
  3. Em Espanha acho que a política se sobrepõe ao futebol o que limita muito as coisas. Como em Portugal, são poucos os grupos com expressão, mas Sevilha está, neste momento, uns furos acima dos demais. US e FA juntem-se...

    ResponderEliminar