Ano 2013, Portugal.
Enquadramento feito, vamos às palavras.
O estilo português é dominado pelo estilo italiano, o ultra, mas desde há uns anos para cá que existem novos modelos. Vou-me centrar no…nosso. O Casualmente português. Todos os grupos de renome têm um semi-grupo que se ajusta mais à onda Casual, mas como disse ajustam-se, porque acho que não existe uma cultura Casual em Portugal. O que se vê é uma postura Casual fora da bancada e uma postura ultra dentro da mesma. Neste caso vamos, mais uma vez, de encontro com os italianos.
A Casusal Scene teve o seu início em Inglaterra, Liverpool e, a partir daí cada país adotou o seu estilo casual. Em Portugal já se vê lads com um estilo totalmente Casual, mas não na verdadeira aceção da palavra, ou naquilo que ela consiste. Roupa, música e violência. Somos diferentes na maneira de vestir, ouvimos outro tipo de música e não andamos à pancada como os outros. Todos estes temas suscitam várias interpretações (e cada um dá pano para mangas que poderei aflorar com o passar do tempo), mas julgo não estar muito longe da realidade.
A roupa, acho que é o ponto essencial. É o que salta à vista. Aqui na tuga, se te vestires bem passas menos despercebido do que se fores de fato treino e air max. Adidas nos pés, calça de ganga ao gosto (não existe um padrão, talvez as Levi’s 501 sejam as mais vistas) e um pólo Fred Perry é o que se vê mais por terras Lusas, por serem as mais acessíveis, mas também porque querem ser todos iguais.
Boa análise.
ResponderEliminar