Sinto que o blog está a caminhar com passos pequenos e seguros e que me dá gozo, essencialmente isso, dá-me gozo partilhar estas informação. Sei que muitos leitores são meus amigos e outros são totais desconhecidos, mas são anónimos assíduos e nunca houve falta de respeito, por isso decidi escrever algo sobre o momento atual das coisas no nosso país, por respeito aos leitores que por diversas formas solicitaram a minha opinião. É mais uma opinião vale o que vale e só a partilho porque fica aqui entre nós e ninguém nos ouve.
Por estas dias toda a gente sabe o que é um Casual, ou melhor, pensam que sabem o que é ser Casual, porque naquele jogo um grupo de meia centena de rapazes decidiram mostrar ao país (quiçá à Europa) como vai o movimento em Portugal. Não sei bem qual era o objetivo dos forasteiros, mas após uma entrada triunfal em terreno adversário, acabaram por ser goleados em todas as frentes e pior, os danos foram colaterais. Não quero entrar muito em pormenores sobre o que passou porque não estive lá e quem esteve, a meu ver, tem que deixar estar o que lá se passou e não passar cá para fora. Mas existem as câmaras…e depois o facebook.
Foi engraçado ver o total desconhecimento dos media sobre este movimento, nos primeiros tempos não conseguiram decifrar a que clube pertenciam aqueles Men In Black, mas depois a globalização ajudou à recolha de informação e os MIB passaram rapidamente ao grupo que “espalha o terror” nos estádios portugueses.
Pela primeira vez na minha vida vi o assunto Casuals espelhado em todos os jornais e telejornais e pelo que sei, no passado fim-de-semana a TVI24 e a CMTV exibiram programas sobre Casuals de diversos países. O que era um movimento underground deixou de o ser e para além disso existe agora uma farda. Casaco preto e ténis adidas. Por um lado é bom que esta indumentária tenha vindo a público, porque isso vai obrigar o pessoal a vestir-se de outra forma e não perder o estilo. Eu agradeço, vamos deixar de ter “farda oficial”. Mas há o outro lado. Aqueles que se querem mostrar e dar nas vistas vão investir no casaco preto e no ténizinho da adidas. Não sou contra, mas se há altura para mudar esta é uma boa altura para isso. Há que ter em conta também que um simples adepto que anda de indumentária escura e ténis adidas não tem que ser forçosamente um Casual ou pertencer a um grupo especifico de bola.
Quem anda nesse tipo de vida sabe perfeitamente quem são uns e quem são outros e não é pela roupa que vão passar despercebidos aos olhos no inimigo. O pior é passar despercebido às autoridades, àquelas autoridades menos atentas. Aproxima-se um derby, que segundo consta nos relatórios jornalísticos vai opor os clubes com mais representação Casual em Portugal. Não se vai passar nada, o Big Eye está mais atento que nunca e tudo aquilo que não tiver a camisola e/ou cachecol do clube é um potencial elemento do “grupo do terror” ou do MIB.
Se existe movimento Casual em Portugal, deixem-no estar no desconhecimento.
Gostava de saber uma opinião tua sobre o tipo de calcado tanto da merrel como timberland vejo muito pessoal nos grupos a usar
ResponderEliminarcultura casual?
nada tem haver
uma forma de fugir ao clássico tênis?
Não se pode dizer que fazem parte do portfólio Casual. A Timbrrland ainda é aceitável, mas a Merrrel não.
EliminarAbraço
Há, de facto, tipos de peças que começam a ser exclusivas consoante a realidade local.
ResponderEliminarO uso desse tipo de calçado (ténis de montanha ou similares) vai, na minha óptica, nesse sentido.. o de "fugir ao clássico tênis".
Sem dúvida. Mas não creio que a Merrrel se encaixe nesse perfil.
EliminarEu acho que os Casuais do Sporting no geral estiveram bem. Quem sabe como eu como é ir ao Dragão assim (embora com menos gente) sabe dar valor. Valor esse acrescentado pelo facto de ao contrario de outros grupos, estes chegaram ao Dragão bem antes do inicio do jogo o que dificulta e muito a tarefa. O importante é participar , os resultados são subjectivos.
ResponderEliminarEm relação ao estilo ,sou um gajo vaidoso por natureza mas infelizmente não tenho dinheiro para grandes marcas. Tento compensar com bom gosto. Acho que também é uma questão de prioridades, eu por exemplo sou uma pessoal de orçamento limitado, prefiro gastar o que tenho a viajar por Portugal a acompanhar a minha equipa por exemplo.
Ps. Não me considero casual, embora nunca leve nada do meu clube para o estádio.
Já agora ,parabéns pelo excelente blog.
Saudações Benfiquistas.
Discordo quando dizes que os resultados são subjetivos. Eu não entro em nenhum "jogo" para perder e para fazer aquele tipo de figura, prefiro não o fazer. Mostraram-se organizados mas até um certo ponto, depois faltou algo.
EliminarEste vício é um vício caro e tal com tu, também tenho outras prioridades na vida. Não me farto de repetir que de pode ter um aspeto muito elitista e não levar nenhuma daquelas peças caríssimas.
Obrigado.
Igualmente.
Eu tenho essa opinião pessoalmente tenho timberland é um modo de ser umbocado diferente!
ResponderEliminarNo comentário em cima não assinei quando fiz a pergunta peço desculpa!
A Timberland esteve muito em alta nos anos 80' pelos casacos, mas principalmente pelos mocassins, mas com a adopção do pessoal do hip hop caiu um pouco em desuso. Neste momento sobrevive pelas suas míticas botas.
ResponderEliminarAbraço T.
Este mensagem não se dirige a ninguém em especial, mas vejo por ai muita gente a criticar os Casuals do Sporting, mas se tivessem na mesma situação em que eles tiveram se calhar fariam pior, digo eu.
ResponderEliminarMáximo respeito a quem teve coragem para participar numa investida daquelas.
Estando por fora parece-me que privilegiaram a quantidade à qualidade, ou seja, levaram muita juventude sem experiência enquanto se pedia levarem menos pessoal mas só gente batida nestas coisas. Esta inexperiência pode ter acabado por provocar aquilo que assistimos , e todos sabemos que num grupo de 100 basta 20 entrarem em pânico aliada a uma chuva de pedras que tudo se desorganiza.
É a minha visão dos acontecimentos, como não tive presente nem conheço ninguém da "Elite" , não sei o que realmente se passou. Da minha parte como já disse, máximo respeito.
ZX
ZX, baseando-me em factos, já existiram turmas mais pequenas que fizeram muitos mais estragos do que os do scp causaram. A qualidade que tu te referes é e foi um factor muito importante.
EliminarEm continuação do meu ultimo post , esqueci-me de acrescentar que no geral o resultado não foi bom, é inegável. Acho que os casuais do Sporting serão os primeiros a reconhecer isso e os primeiros a tentar perceber o que realmente se passou para não se repetirem os mesmo erros numa futura investida.
ResponderEliminarZX
Foi a pior coisa que podia ter acontecido ao pessoal que anda nestas bandas...É um movimento que tem que continuar a ser o mais desconhecido possível e infelizmente já houve muita merda dita e revelada que não devia de ter sido. Ninguem necessita de notoriedade! Repressão em 3,2,1...
ResponderEliminarJá se sentiu no fim de semana passado, no que se avizinha, em Lisboa, nem vale a pena tentar porque está tudo muito fresco.
Eliminaros lagartos sempre adoraram protagonismo... sempre gostaram de levar o underground á força para os meios de comunicação social, no dragão boa atitude, mas levaram uma das derrotas mais humilhantes de sempre por culpa deles.... disband era o que alguns extrangeiros diziam dos sporting cusuals... e quem não se lembra das entrevistas que davam há uns anos... da elite, do "eu não sei cantar", etc etc... enfim sem comentários...
ResponderEliminarde resto quanto ao derby, muita mas muita policia, isto infelizmente vai mudar, as leis, a repressão, graças aos mesmos imbecis de sempre... é com pena que hoje em dia os casuais estão mais no facebook do que nas ruas... óbvio que os resultados vão ser os mesmos de sempre... movimento de pousers...
pena que o pessoal do Benfica já se começa a deixar levar por esta onda... muito facebook...
Concordo com alguns pontos que frisaste e reforço a ideia que, pelo menos, durante este ano a polícia e o povo vai andar de olho aberto em tudo que não use a roupa do clube, Casuals ou não é para mim esse é o ponto mais negativo do jogo no norte.
EliminarQuanto ao facenice e, contra mim falo já que utilizo a blogosfera, acho que desvirtua muito a realidade e não abona em nada o modo de vida em causa. Por outro lado pode-se dizer que os Casuals não andam em blogs...
lojas em Portugal da stone island alguém conhece?
ResponderEliminarSimples: não há.
Eliminar