Os menos distraídos com certeza já
ouviram falar na Newfangle Clothing, uma
loja portuguesa online com várias marcas de referência no panorama Casual.
Vieram preencher um grande vazio no mercado português e até agora estão-se a
safar. Mostrando serem pessoas tocáveis, aceitaram responder a umas perguntas
feitas pelo blogue.
Fica ai a conversa. Mais uma vez,
obrigado.
Contem-nos um pouco a história da
Newfangle Clothing
A
ideia de trazer para Portugal novas marcas já era antiga, mas por vários
motivos nunca conseguimos avançar. A paixão pela área de menswear/casual wear sempre
foi muita e acabou por chegar uma altura em que literalmente pensamos “É agora
ou nunca!” E assim foi, com uma dose grande de risco avançamos com o grande
objectivo de trazer para Portugal marcas que muitos de nós já vestimos mas que
só lá fora temos acesso.
A vossa ideia contempla algum risco,
qual o balanço que fazem desde que iniciou o projeto?
Sem
dúvida, sempre foi um dos problemas, sobretudo nos dias que correm, investir
num negócio é muito arriscado. Mas há uns anos que esta ideia andava nas nossas
cabeças, pelo que também fomos tentando de alguma forma preparar o futuro.
O
balanço tem sido bastante positivo. Obviamente que sendo um projecto recente,
ainda temos que crescer para este projecto ficar maduro, mas as coisas têm
evoluído bem. O feedback dos nossos clientes tem sido bastante bom e quando
começas a ter vários compradores regulares é um óptimo sinal da confiança em
nós e no nosso serviço.
Existe a possibilidade da loja passar
para um espaço físico?
Sim
existe. Desde uma fase inicial que o nosso grande objectivo era ter um espaço
físico, mas se já avançar com uma loja online é o que é, então com uma loja
física... Mas está sempre no nosso pensamento, se conseguirmos evoluir
positivamente esse poderá ser o próximo passo a médio prazo.
Que opinião têm do panorama Casual?
Se
bem que actualmente andamos bastante desligados, já teve o seu auge,
especialmente no Uk. Neste momento os países do leste estão mais fortes.
E em Portugal?
Em
Portugal não se pode dizer que haja propriamente um panorama casual. Existem
certos focos mas são muito reduzidos. Somos muito ligados ao fenómeno ultra e
não será fácil que haja uma mudança drástica.
Outro
dos pontos é que achamos que devia haver variedade na roupa. Fred Perry, Adidas
e alguma Stone Island sempre dominaram completamente. Não há variedade, não se
arrisca por novas marcas, são sempre estas 3 marcas a dominarem à anos e também
por isso a nossa vontade de criar a loja, tentar que novas marcas se implantem.
Por exemplo o caso da Stone Island, sem desprimor à marca que também admiramos,
toda a gente veste o mesmo, não há variedade alguma nem aquele factor de ter
uma peça exclusiva que mais ninguém tem. Existem tantas alternativas por aí,
dentro da mesma estética... Não querendo puxar a brasa à nossa sardinha, mas a
Barbour tem grandes peças, a Garbstore, Penfield, 6876, Folk, Universal Works,
Nemen ou mesmo a Engineered Garments.
Inglaterra continua a ser a grande
fonte de inspiração?
Sim,
sempre foi e pensamos que continuará a ser por muito tempo. A raíz de tudo está
lá.
Quais as marcas que mais vendem?
New
Balance, Barbour e Casual Connoisseur são as mais fortes neste momento.
O conceito Casual está
irremediavelmente ligado ao futebol, qual a vossa opinião de uma pessoa comprar
uns ténis, desculpem, sapatilhas, por 90€, uma malha por 130€ só porque para a
semana há um jogo importante?
Aos
olhos de muitos será ridículo, mas aparecer em grande estilo
era
quase como que uma tradição. E não podemos deixar de discordar, tudo o que seja
para melhorar o look seremos sempre a favor.
Onde é que se veste melhor, no norte
ou no sul?
Ahahah
Pergunta tricky, mas pensamos que no sul. Além de no sul sempre se ter dado
mais relevância à forma de vestir, há outro ponto que também sempre
influenciou: mais acesso no sul a novas marcas. Certas marcas demoraram muito a
chegar ao norte (ou nunca chegaram), o que só por si faz alguma diferença.
Para quando a Stone Island no vosso
portfólio?
Temos
tido alguns pedidos para ter Stone Island, vamos ver se há possibilidade de a
trazer. Como dissemos acima, não é que não gostemos da marca (pelo contrário, é
uma marca mítica incontornável que usamos bastante) mas também nos custa ver
tudo igual a usar o mesmo.
Mas
é um ponto em aberto que não está esquecido.
Alguma história que queiram partilhar?
Não
é que sejam histórias propriamente ditas, mas se calhar aproveitamos para
destacar o bom nome e fiabilidade que o têxtil português tem lá fora. Nas
feiras de menswear em que temos estado presentes, é óptimo ver a notoriedade e
qualidade que toda a gente associa ao produto nacional. Também nesse
seguimento, é com grande orgulho que estamos a avançar neste momento com duas
peças em colaboração com a Casual Connoisseur, (pessoal cinco estrelas e que
achamos que têm uma postura e ideias excelentes na cena casual), ambas 100%
produzidas em Portugal, o que nos enche de satisfação por de alguma maneira
tentarmos contribuir e ajudar o que é nacional.
O que acham do blogue? (propostas de
melhoria)
Bem
engraçado, com bons temas; já à muito que o panorama casual não tinha um blog
destes (pelo menos que fosse do nosso conhecimento).
Como
sugestões talvez um template do Blogspot diferente sem fundo preto.
Fdx q otarios ignorantes lol
ResponderEliminarE CP Company? e MaStrum?
Vêm estes toinaços falar em Stone Island looool n é p as bolsas portuguesas e ponto final. Na tuga o q esta a dar é Zara, Primark, sport zone e decathlon looool pro crlh falem dessa merda q a grunhagem na tuga usa. Azeiteiros