terça-feira, 2 de julho de 2013

Burb, Aqua e Stone


O primeiro a surgir foi o check cap. A Burberry’s lançou este chapéu em 1997 e desde logo passou a ser um ícone na moda urbana. Inicialmente usado pela elite do futebol, o cap da Burb era quase indispensável a um Casual que gostasse desse tipo de acessórios. Mais tarde tornou-se num acessório para os chavs.

 

Desde que os media despertaram para as brands que faziam/fazem parte do reportório futebolístico, muitos pubs proibiram a entrada de pessoas com certas marcas, como por exemplo, Rockport, Henry Loyd, Stone Island e também Burberry’s, entre outras.

 

No caso da Burb a sua imagem estava indissociavelmente ligada à violência à volta do desporto-rei.  Mais tarde, grupos de jovens delinquentes, que nada tinham a ver com futebol, adotaram o chapéu como imagem de marca o que piorou ainda mais a posição da Burb. Depois de um grupo de ingleses ter atacado um autocarro de turcos, a marca britânica emitiu um comunicado indicando que iria cessar a construção desse modelo. O grupo de ingleses tinha como nome Burberry’s Boys.

 

Em 2007 acabou a manufaturação deste ícone, mas surgiram alguns re-makes, em preto e cinzento, mas não conseguiram atingir o estrelato do modelo beije.

 

Antes disso muitos smart Casuals já usavam aquele que foi considerado o substituto. Aquascutum Check. O grande rival da Burberry’s.  Pessoalmente acho-o mais bonito e com mais qualidade do que o da Burb. Ao contrário do rival, este cap ainda continua ativo, talvez por não ter sido usado massivamente. A Aqua lançou duas variantes: o azul e o beije com rebordo em xadrez.

 

Neste momento o que reina é a Stone Island. Primeiro surgiu com o azul a dizer Stone Island, mas viram que aquilo era feio e lançaram o tradicional com o símbolo da marca. Veio para ficar. Várias cores, sendo que a mais visto é o preto, seguido do azul-escuro e do verde militar.

 

Chapéus há muitos, mas como estes não.

 

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